terça-feira, 24 de agosto de 2010

AMANHÃ, Festa da Amamentação, Sesc Santos - 14h

Santos realiza evento para celebrar semana do aleitamento materno



Créditos: Arquivo

Nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, o Teatro do Sesc, em Santos, será palco da Festa do Aleitamento. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde contará com a participação de mais de 500 mães e bebês. A celebração faz parte da 19ª Semana Mundial de Aleitamento Materno.

No evento, serão homenageadas uma mãe e um funcionário de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

Está prevista a apresentação da ONG Proeco e distribuição de brindes. "O objetivo é estimular as mães a continuar amamentando, mesmo depois da introdução dos alimentos, e mostrar que elas são poderosas", explica a pediatra e coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente, Célia Cristina Machado.

Prevalência

Santos tem um dos melhores indicadores de aleitamento materno do Brasil: 71,93% dos bebês santistas mamam exclusivamente no peito até os quatro meses de vida – no país o índice é de 52%; na região sudeste, 50%; e na capital paulista, 49,8%. E a amamentação exclusiva, em Santos, é adotada até os seis meses por 58,82% das mães.

Os dados, de 2008, são da Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno, realizada a cada dois anos, com 1 mil crianças menores de 1 ano. Os dados de 2010 estão sendo consolidados.


Matéria extraída do Portal A Tribuna


------

O olhar do Mamar...


O Grupo Mamar foi prestigiar o evento da Prefeitura que acontece desde 2003.

Além das formalidades de um evento de uma prefeitura: mesa arrumada, convidados da área de saúde (por sinal, a querida Dra. Lais Graci estava lá entre eles).

Os postos de saúde estavam com seus representantes que incentivam o aleitamento materno na cidade de Santos. Muitas mães foram ao evento, representar seus bairros, do Campo Grande à Alemoa.

É sempre muito bonito ver mães e bebês juntos, num evento que promove a amamentação e ao mesmo tempo é tão absurda a necessidade de realizar eventos para fomentar a idéia de que precisamos amamentar nossas crias. Afinal, somos mamíferas. A natureza nos deu seios fartos e o alimento ideal para nossos filhos. Nada mais óbvio que dar aos pequenos mamíferos o que lhes é de direito.

Mas, a obviedade dos mamíferos foi massacrada pela necessidade da mãe trabalhar e ser substituída por mamadeiras e leites artificiais. O capitalismo e suas indústrias de leite em lata fizeram com que a mãe duvidasse da sua capacidade de produzir leite e precisamos sim, reafirmar o óbvio:

Somos mamíferas, temos leite para nossos filhos e vamos alimentá-los à maneira natural e primitiva.

Entre premiações, brindes e música mães de todas as classes, cores e credos estavam lá presentes, não contamos uma a uma, mas achamos que não chegaram a 500, mas eram certamente mais de 300.

Todas orgulhosas, com filhos robustos e saudáveis. Como devem ser. Simples assim!


Um comentário:

  1. Só faltou uma coisa importante: trocador no espaço (teatro do sesc) para as mães trocarem as fraldas dos bebês.

    Vi muitas correndo para o banheiro e trocar os filhos na beirada da pia molhada.

    Fica a dica: se você vai fazer um evento onde bebês são bem-vindos disponibilize: apoio para trocar fraldas e até um tapete de eva para as mamães colocarem seus filhos pequeninos para brincar!

    Bruna

    ResponderExcluir