segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Palestra: Eutonia - Célia Faustino
“Consciência óssea: estrutura e força”
23/09 (quinta-feira) 20:00h - entrada gratuita
Biblioteca Mário Faria - Posto 6 - Orla da praia - Santos/SP
A consciência óssea, isto é, trabalhar o movimento a partir do conhecimento da estrutura esquelética, em vez de utilizar exclusivamente a força muscular, proporciona ao indivíduo uma maior economia de esforço.
A consciência dos ossos implica, além do conhecimento teórico, sua experiência prática. Isso significa poder chegar a perceber sua forma, seu tamanho, sua direção no espaço e seu melhor uso articular.
A organização do corpo a partir dos ossos desenvolve uma maior percepção do uso da musculatura esquelética, a musculatura que orienta e organiza a postura; e libera a musculatura dinâmica, a musculatura responsável pela ação dos movimentos.
Com essas vivências percebemos que essa consciência dos ossos produz um efeito regulador do tônus de todos os músculos que estão em relação direta com os ossos realmente sentidos e trabalhados.
O desenvolvimento da consciência óssea e do equilíbrio tônico muscular é uma preparação de grande importância para se diminuir as tensões físicas e emocionais profundas.
Consequentemente o aluno a partir desse conhecimento vivenciado, desenvolve a partir da sua própria estrutura, uma maior segurança interna. A partir dessa aproximação da realidade da organização do próprio corpo, a respiração, a circulação e a postura melhoram consideravelmente.
O aluno pode então, viver a experiência da força vital mais profunda e encontrar no seu próprio organismo a resposta para o seu bem estar.
“O sistema ósseo, cuja eficácia está contida na beleza de suas formas, tem em si todas as possibilidades do movimento.”
Gerda Alexander no livro “Eutonia: um caminho para a percepção corporal”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário